Monday, February 11, 2008

OPERA CARMEN - BIZET




SINOPSE: Carmen é uma ópera em quatro atos do francês Georges Bizet, com libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy. Estreou em 1875, no Ópera-Comique de Paris.

Baseada na novela homônima escrita 30 anos antes pelo escritor romântico, também francês, Prosper Merimée, a ópera conta a história da mais famosa e irreverente cigana de que o mundo já ouviu falar. Provocante, sensual e libertária, ela despertou uma arrebatadora paixão no coração de Don José, soldado do regimento de Alcalá, e conquistou também o aclamado toureiro Escamillo. Os amores e aventuras da personagem que continua encantando milhares de espectadores mundo afora, fonte de inspiração para Bizet, fizeram do compositor, não tão conhecido à época, um dos nomes mais conhecidos do gênero lírico mundialmente. Carmen é, provavelmente, a ópera não-italiana com maior número de árias famosas. Dentre suas mais famosas intérpretes estão, Maria Callas, Agnes Bltsa, Teresa Berganza, Victoria de los Angeles, Régine Crespin, Anna Moffo, Helena Obraztsova e Grace Bumbry.


Georges Bizet: Compositor francês do século XIX, representante do Romantismo. Estudou no Conservatório de Paris e mais três anos em Roma. De sua autoria destacam-se as óperas Os Pescadores de Pérolas (Lês pêcheurs de perles), La Jolie Fille de Perth, Djamileh e a última e mais famosa, Carmen, de 1875, escrita com base na novela homônima de Prosper Mérimeé e com influência de Giuseppe Verdi. Apesar do reconhecimento de compositores como Camille Saint-Saëns, Pyotr Ilyich Tchaikovsky e Claude Debussy, Bizet não obteve êxito imediatamente. Alguns meses após a estréia de Carmen, entrou em profunda depressão e veio a falecer em 1875, aos 36 anos de idade. Reconhecido hoje como compositor, Bizet também foi um grande pianista, elogiado por Franz Liszt e devido à busca incessante pela perfeição, deixou cerca de quarenta óperas ainda em esboços.


FONTES:
Secretaria de Cultura do RJ
wikipedia


Vídeo da Opera em francês com legendas em espanhol:

>>> DOWLNOAD CD1<<<
http://www.megaupload.com/?d=QKG03OSD
>>> DOWLNOAD CD1<<<

>>> DOWNLOAD D2 <<<
http://www.megaupload.com/?d=TSVMKU8J
>>> DOWNLOAD
D2 <<<

Libretto



.

No comments: